Duas leituras

Duas leituras desta tarde (com muito atraso, aliás): Mutações contemporâneas, de Peter Pál Pelbart e Igualdade Dissensual:Democracia e biopolítica no documentário contemporâneo, do Cezar Migliorin. Ambas do projeto Estéticas de Biopolítica, hospedado e co-escrito por colaboradores da Cinética, como o próprio Migliorin e Ilana Feldman, além de vários outros autores. No site, é possível baixar as versões em .pdf, o que é muito bom (embora eu esteja entendendo que daqui a pouco não vou mais pode imprimir duas páginas de pdf por folha, sob pena de não conseguir ler…).

O mundano me chama, mas, antes de ir, duas ou três idéias: o texto do Cezar dialoga e vai além do seu já muito bom texto sobre o filme-dispositivo. Agamben, Deleuze, Foucault, Ranciére, Guattari… referências em princípio diferentes das minhas, mas, por isso mesmo, ressoam com a potência (democrática? política? resistente? tensionadora?) de um atropelamento. Não que sejam referências inéditas, mas me deixaram com duas vontades incríveis: 1) de pensar (com muita calma, nenhuma pressa e bastante sabor) um projeto de pós-doc sobre o esgarçamento da narrativa e/ou as interfaces corporais dos games e a sociedade de controle e, mais importante, 2) terminar minha tese sob essa inquietação de algo novo se formando em minha mente. E isso é tão bom (que inclusive justifica eu ter gongado a praia pelo quarto dia consecutivo, em nome de ler, ruminar, pensar, mas não somente).

Recomendo MUITO as duas leituras.

Leave a Reply

