A falta que faz a semiótica

Honestamente, eu queria muito mandar este keynote do Ian Bogost para a Digra ’09 para alguém como a Lúcia (Santaella), o Winfried (Nöth), a Irene (Machado) ou para a Lucrécia (Ferrara), para eles me dizerem se sou eu que estou ficando doida, ou se 90% do povo dos games podia mesmo mesmo mesmo mesmo aproveitar bastante uma única aula de semiótica em suas limitadas vidas…

Não sei, não… Me parece que ficam meia-dúzia de teóricos revisitando (com sérias limitações) a história da filosofia ocidental, para achar o melhor jeito de enquadrar o game ontologica e epistemologicamente, quando a maior parte das questões com as quais se debatem — “o game é o jogo em si ou a prática que emerge a partir da experiência do jogador?”, “game é jogo ou narrativa?”, “videogames são uma bagunça que não devemos arrumar” — seriam, para a semiótica, se não totalmente vazias, incrivelmente primárias.

Bogost, neste keynote (meu Deus, é um dos keynotes do evento!), gasta muita ATP para dizer que games não são games apenas para o jogador, mas para o processador, indo de Heidegger a Bruno Latour para tratar de uma questão que alguns dos melhores semioticistas já colocaram no bolso com excelência, ao defender que semiose — esse conceito genial — não existe apenas para o humano. Ok, é possível a vida aquém e além da semiótica, e eu tou bem longe de pertencer ao bloco dos “xiitas de Peirce”, mas, pelamordedeus, querer abraçar um objeto claramente comunicacional sem sequer tangenciar aquilo que se prova, se nada mais, a melhor âncora epistemológica é muito limitado.

Vou ver se convenço algum desses meus mentores a me ajudar a abordar a questão…

Leave a Reply

