Twitter em sala de aula

(via @digital_cultura)

Estou muito inclinada a experimentar isso durante os seminários da disciplina “Multimídia e Hipermídia”, não apenas para ver se ajuda as discussões, como pela dinâmica em si (levantando a questão, pertinente à matéria, de como uma ferramenta ‘virtual’ pode repercutir na vivência presencial em tempo real). O assunto me lembra a dinâmica da #intercom2009, sobretudo no #gpciber: com três mesas em andamento, várias pessoas que não puderam ir a Curitiba e um bando de fanáticos profissionais pelas redes sociais, e graças ao wifi poderoso e aberto disponibilizado pela Positivo, o encontro do Grupo de Pesquisa em Cibercultura (entre vários outros GPs da Intercom) foi tuitado freneticamente e em tempo real. Assim, pessoas que estavam noutras salas podiam acompanhar minimamente o que estava sendo exposto e até gente que não havia ido a Curitiba pôde levantar perguntas, que o mediador-tuiteiro se encarregava de levar aos palestrantes. O caso foi tão emblemático que, às 16h do último dia de encontro (se não me engano), foi organizada via twitter uma flash mob, na qual todos os tuiteiros se levantavam silenciosamente de suas cadeiras, onde quer que estivessem, dando visibilidade presencial à rede virtual que havia se formado ali. Foi gênio.

Aqui, é possível antecipar os problemas para a experiência: 1) ausência de rede sem fio de qualidade (acho que nossa instituição tem), 2) ausência de computadores para se conectar (poucos andam com seus notebooks, celulares 3G ainda são raros, banda larga de celular tem preço proibitivo), 3) tenho mêda de permitir aos meus alunos que assistam aula conectados à web — é competição desleal!!!

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