Lost e a arte de enganar multidões

Que fique meu breve depoimento acerca do final de Lost: é ridículo. Aliás, ridículo foi eu ter esperado, ainda que por um breve momento, alguma coisa diferente. Para alguém que já viveu o suficiente não para ver The X Files, mas para ver os fãs p… da vida com o final, era óbvio que a coisa ia terminar assim, simplesmente porque, conceitos hypados como “transmídia” à parte, é impossível amarrar todas aquelas pontas logicamente. Im.pos.sí.vel.

Daí, acontece o que aconteceu — cria-se uma metáfora bem breguinha que engloba tudo e os nerds do mundo seguirão para toda a eternidade discutindo suas teorias em fóruns de internet.

Ou então eu estou fazendo uma leitura muito rala e Lost, na verdade, não tem final: o purgatório são os fóruns, as páginas do YouTube, as wikis e suas infinitas teorias. Meu, é isso: é preciso let go. Ou seja, pela lógica genial dos criadores dessa maldita série, eu já havia me libertado quando mandei às favas a 3ª temporada, apostando que nunca nada daquilo ia fazer sentido! Mas aí, voltei — para a ilha, para os flashsideways, para o raio que o parta — e vi os dois primeiros episódios da 6ª temporada, li um pouquinho, assisti a uma meia-dúzia de recaps do SeanieB e vi os episódios 6, 8, 16 e 17… Esperando o babaca do Jack morrer, finalmente, e nos libertar dessa história cretina e sem sentido.

Bom, estou aqui pensando quanto sentido faz enxergar em “Lost” um exemplo de narrativa contemporânea — mundos vastos e complexos — se, afinal, (resisto bravamente a emitir um baita palavrão aqui neste espaço público) as malditas pontas não se juntam! Estamos de fato lidando com novas sensibilidades narrativas para juntar no mínimo três timelines diferentes quando… nada faz muito sentido?

Ridículo…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s