Pós-graduação em Roteiro Audiovisual

Estão abertas até o dia 12 de agosto as inscrições para a pós-graduação lato sensu em Roteiro Audiovisual, oferecida pelo Centro Universitário Senac, no campus Lapa-Scipião e coordenada por esta que vos bloga (meu currículo e outras info aqui). Você pode se inscrever para o curso aqui.

E aqui você acha a grade detalhada de disciplinas do curso. Ele tem duração de 1 ano e meio, as aulas serão às segundas e quartas, das 19h às 22h35, começando dia 16 de agosto. O curso é divido em três grandes módulos temáticos: cinema, TV e novas mídias. No 1º semestre, o foco é o roteiro para cinema, com disciplinas teóricas, de análise e experimentação e um laboratório de roteiro para curta-metragem de ficção; no 2º, o foco é a narrativa seriada para televisão, abordada pelo mesmo viés teoria-análise-discussão-prática, mas também falamos de mercado e políticas audiovisuais — afinal, todo mundo que tem um roteiro precisa saber como viabilizá-lo; no 3º semestre, o foco são as novas mídias, especificamente games, vídeos para internet e dispositivos móveis, a palavra-chave é interatividade e o que esta traz de problemas e soluções para a narrativa contemporânea.

Para o primeiro semestre, os professores serão, mais uma vez, esta que vos escreve, ministrando a disciplina Teoria Narrativa Audiovisual, que, como o nome indica, tem grande carga teórica, indo desde os clássicos – épico, lírico, dramático e outras coisas fundamentais para se compreender o conceito de narrativa/drama – até o que há de mais contemporâneo para se pensar as histórias no universo transmídia – como a nossa própria noção do que é uma história muda ao longo do tempo? Para a disciplina de Linguagem Audiovisual, temos o prof. Cleber Eduardo, cineasta premiado com seu curta-metragem “Rosa e Benjamin”, crítico de cinema e fundador da Revista Cinética e professor do Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac; a disciplina vai aprofundar conhecimentos de linguagem audiovisual fundamentais para a confecção de um roteiro. Finalmente, para Roteiro de Curta-Metragem de Ficção, temos o prof. Fabio Camarneiro, roteirista, mestre pela ECA-USP, também crítico de cinema da Revista Cinética. Nesta disciplina, os alunos vão obter ferramentas técnicas para a criação de  roteiros de curta-metragem pensados para a divulgação em cinema, e vão escrever um roteiro para curta sob a supervisão do professor, contando com o debate em sala para aperfeiçoamento de seu trabalho.

Como coordenadora do curso, posso dizer que acreditamos muito em seu potencial. É um curso que pretende encarar de frente o desafio de formar mão de obra qualificada para um nicho de mercado claro no Brasil atual, ou seja, o de roteirista para diversos formatos, do cinema às novas mídias, passando pela TV, institucional, publicidade e tantos outros formatos emergentes que requerem a presença de um profissional criativo, mas armado de técnicas eficientes, repertório cultural sofisticado e potencial crítico para fazer a diferença. Nosso corpo docente mescla professores titulados, artistas premiados e profissionais premiados – às vezes, tudo numa pessoa só, rs… O corpo docente ainda está em expansão, uma vez que o curso tem sua primeira turma agora, mas, além de professores sempre qualificados, teremos, ao longo dos semestre, palestras de profissionais externos ao curso, que possam dar uma visão privilegiada de questões que venham a surgir, sejam elas de mercado, processos criativos, novas configurações políticas…

Para maiores dúvidas e possíveis esclarecimentos, entrem em contato através do email posscipiao@sp.senac.br

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s