Phone Story BANIDO da App Store

Olhaí, alunos, como a Apple é super progressista e boazinha: baniu o game Phone Story de sua App store hoje, (justo quando eu ia comprá-lo!!!). O Phone Story é aquele primeiro game que aparecia hoje na página da Molleindustria, que fala sobre o “lado negro” do processo de fabricação, venda e uso dos smartphones (ou seja, os caras fizeram um jogo para iPhone para criticar a forma como ele é fabricado e consumido). As justificativas da Apple envolvem, como explicam os designers, a representação de “violência e abuso sobre crianças” e questões relacionadas com a doação do dinheiro a instituições – o que, em bom inglês, também podem ser escritos assim: bullshit. (Matéria do jornal Público, de Portugal, sobre o caso – será que algum jornal tupiniquim noticia???)

Update: textículo meu no site da Revista Select sobre o assunto.

4 thoughts on “Phone Story BANIDO da App Store

  1. De loucos o criador deu uma entrevista para a Gamasutra, estou possesso com tudo isto – http://www.gamasutra.com/view/news/36946/Interview_Molleindustria_On_Phone_Storys_Objectionable_Message.php

    Olha o que ele diz, que eu já dizia ontem no Facebook: “”For them, games and applications are not part of culture like books or music.”
    Pois o que eu acho que isto devia ser levado para a justiça para respeitar o ultimo acordo do Supreme Court -> http://www.supremecourt.gov/opinions/10pdf/08-1448.pdf

  2. Concordo plenamente, Nelson. Agora, pensando justamente nisso e na auto-censura imposta pelos designers a si mesmo, eu, além de pensar em fazer um jailbreak no meu iPhone, pensei que nós, como “consumidores”, também aceitamos essa censura (pelo menos os que, como eu, não têm ‘coragem’ de fazer jailbreak, por uma série de questões). Este mundo de lógica hiper-corporativa tá num limite muito pantanoso, né?

  3. Sim, eu uso MacBook, mas nunca aderi ao iPhone, uso Android. Apesar de admitir a qualidade, não gosto do facto de tudo aquilo ser fechado e reservado. Perco algumas novidades que só saem lá, mas poupo dinheiro 🙂

    Mesmo agora para um projecto em que vamos usar tablets vamos adquirir iPad, mas também Samsung, para poder desenvolver aplicações para os dois sistemas e assim ter liberdade na investigação.

  4. Pois… Eu sou mac-user há mais de 10 anos, numa época em que programas abertos ainda eram coisas de gente muito entendida e PCs eram um lixo (IMHO). Acabei de comprar um iPhone e me divirto loucamente com ele, mas me incomoda há bastante tempo o discurso falsamente progressista de Jobs e seus asseclas e seu claro movimento rumo à commoditização de… TUDO. Essa parte da auto-censura me interessa particularmente, é um problema sensacional do mundo contemporâneo!

Leave a Reply

