Emergência

A partir do meu texto e da introdução + capítulo 1 do Emergência (de Steven Johnson, livro disponível na biblioteca em vastas quantidades, breve resenha aqui) definir o conceito de “emergência” e, claro, dar exemplos (descrever os exemplos e justificar por que e como se tratam de sistemas emergentes). Os exemplos não precisam estar restritos a games, podendo incluir filmes, séries ou mesmo sistemas reais – ou aquilo que vocês acharem justo. Lembrem-se de utilizar o máximo de ferramentas para tornar seus exemplos compreensíveis – vídeos, fotos, links etc.

Para lembrar os exemplos citados em sala – que vocês podem desenvolver mais a fundo – nós falamos do Big Brother Brasil como um sistema emergente (assim como de vários outros reality shows de formato parecido) e até das estratégias de preparação de elenco de filmes como O Céu de Suely como dispositivos emergentes (para criar personagens a partir de combinações de procedimentos e comportamentos mais simples).

(E mais um adendo, já que falamos de emergência: o relato de um experimento muito interessante com a versão “manual” do Game of Life com alunos da 8ª série. Se tivéssemos mais tempo, podíamos fazer isso – mas eu acho que você já entenderam…)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s