Sobre os games

Como alguns de vocês repararam, a particularidade que todos os games que eu sugeri têm em comum é o fato de tentarem construir, junto com o interator, a partir do ato de jogar, algum sentido que vá além da “mera” diversão. Há alguns games francamente políticos – como os da Molleindustria – outros mais poéticos, alguns apenas ironizam a própria mídia do game/computador (Type Z), outros propõem inovações de linguagem – por exemplo, Feign e Closure, mas todos vão além da simples diversão.

A proposta de exercício é vocês explicarem, a partir da experiência pessoal e intransferível de vocês com os jogos, como eles constroem esse(s) sentido(s) – ou não. Ou seja, a partir de quais atos jogáveis – de qual jogabilidade – eles dão a perceber algum sentido maior (político, estético, poético, irônico ou tudoaomesmotempoagora).

O que quero que vocês pratiquem é essa característica do game como um ser-jogado, ou seja, uma forma expressiva que, para construir sentido, precisa ser colocada em ação pelo jogador ou esse sentido simplesmente nem chega a existir. É claro que qualquer objeto semiótico – filme, livro, fala etc – precisa da participação do espectador, leitor, ouvinte para vir a gerar sentido, mas o caso do jogo é ainda mais particular: ou o jogador joga ou ele sequer chega a ser jogo propriamente, é apenas potência.

Assim, pequenos gafanhotos hipermidiáticos, sem medo de ser feliz (não tem resposta errada!), me digam aí o que vocês acharam dos games, no que têm de bacana para ajudar a construir sentido, o que vocês entenderam, quais são as limitações etc.

*****UPDATE*****

Para começarmos a refletir sobre os games, uma resenha do prof. João Mattar sobre o livro Persuasive Games, do game scholar Ian Bogost. Lá, o João resume o conceito de “retórica procedimental”, muito útil para a análise de vocês desses jogos.

Advertisements

One thought on “Sobre os games

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s