Renata Gomes

2949354133_6377e4e18e_mRenata Gomes — a.k.a. Renata Games — é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a tese “Agentes Verossímeis”, um estudo sobre game, narrativa e a construção de personagens autônomos, Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2008 na área de Ciências Sociais Aplicadas (e única premiada da área de Comunicação). É mestre pela mesma instituição, com a dissertação “Imersão & Participação”, sobre game, narrativa e Umwelt; ambas foram desenvolvidas sob a orientação do Prof. Arlindo Machado. É montadora com formação técnica pela New York University e jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará.

Participou da formulação e criação do programa de pós-graduação lato sensu em Roteiro Audiovisual do Centro Universitário Senac, em São Paulo, o qual coordenou de jan. de 2010 a dez. de 2012. Na mesma instituição, ensinou também no Bacharelado em Audiovisual, Bacharelado em Design de Interface e pós-graduações lato sensu em Mídias Interativas e Criação de Imagem e Sons em Meios Eletrônicos.

Hoje, é professora no CECULT – Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, na UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Trabalhou durante dez anos em cinema, como continuísta, assistente de montagem e montadora. Participou de algumas produções, dentre as quais a continuidade da série/telefilme Amor que fica, de Marco Altberg; montagem no set do longa Seja o que Deus quiser, de Murilo Salles e da montagem dos documentários Pride of some descriptionsDark & Lovelly, Soft & Free, de Paulo Alberton.

LattesCV (English)

Renata Gomes — a.k.a. Renata Games — holds a Phd and an MA in Comunications and Semiotics by the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), Brazil. Her PhD dissertation — “Believable Agents” — is a research on game narrative and non-player characters, and her master thesis — “Imersion & Participation” — is a study on game narrative and the concept of Umwelt. She is a film and video editor certified by NYU School of Continuing and Professional Studies, USA, and a journalist graduated from Universidade Federal do Ceará, Brazil.

She was the coordinator of the lato sensu graduate program on Scriptwriting at Centro Universitário Senac, São Paulo, where she also taught film editing and new media at the undergraduate program on Audiovisual Media and other courses in the dept. of Interactive Media, Interface Design and others. She is a professor at the Interdisciplinary Program for Culture, Artistic Languages and Technologies at Universidade Federal do Reconcavo da Bahia, Brazilm where she teaches courses on new media and video games.

Advertisements

17 thoughts on “Renata Gomes

  1. Bom dia, professora Renata Gomes!
    Sou recém formada em Comunicação Social/ Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco.
    Estou pesquisando sobre quais os caminhos devo tomar para dar continuidade a minha formação. Penso seriamente em trabalhar com jornalismo de games onde já realizei investidas através do meu trabalho de conclusão de curso (www.spriteage.com).
    Não tenho nenhum projeto para dar entrada em algum mestrado, mas estou caminhando para que isso seja construído.
    Não existem linhas de pesquisas na UFPE que envolvam de forma mais direta comunicação e videogame. Existe um núcleo de pesquisa no departamento de Design da Universidade, mas está mais voltada para pesquisas de mercado para auxiliar no desenvolvimento dos estúdios de jogo eletrônicos do Recife. Tenho um interesse maior em webjornalismo e videogame.
    O “comentário” foi enorme (desculpe-me), mas gostaria de saber se poderias me orientar de alguma forma como passar uma bibliografia ou até sugerir algum mestrado que a senhora conheça que esteja enquadrado dentro da linha do meu interesse. Por falar nisso, a pós-graduação lato sensu em Criação de Imagens e Sons em Meios Emergentes tem linha de pesquisa focadas em jornalismo de games?
    Desde já, agradeço pela atenção e estou vendo se consigo ir assistir a sua palestra aberta ao público no 14º Cultura Inglesa Festival!

    • Desculpe, não consegui responder antes. Dê uma olhada na aba “Bio” do blog e também nas minhas publicações, boa parte dos textos que leio/uso estão ali. Sobre a pós de Criação, ela infelizmente não está mais oferecendo turmas neste momento. Terei que pensar um pouco para lhe indicar algum mestrado nessa linha, a única que me ocorre é o TIDD da PUC SP, que mantém a abordagem da Comunicação e Semiótica, mas se volta agora às tecnologias digitais. Tem muita gente pesquisando game ali dentro. Abraços! 🙂

  2. Pingback: Pós-graduação em Roteiro Audiovisual « Desdobramentos

  3. Excelente. Vou começar a acompanhar seu trabalho mais de perto. Você já conhece meu portal sobre desenvolvimento de games?

    Se quiser escrever algo lá sobre roteiros de games, imersão ou semiótica, me dê um toque. 🙂

  4. Bom dia, professora!
    Estou concluindo meu mestrado na linha de “Estética, Redes e Teconocultura”, do PPGCOM da Universidade Federal de Juiz de Fora, e gostaria de convidá-la para compor a banca da minha defesa, na primeira semana de abril (estou espeando para marcar de acordo com a possibilidade dos membros da banca). Estou fazendo uma análise de Red Dead Redemption para Xbox 360 utilizando o conceito de “narrativas interativas” de Marie-Laure Ryan; e suas pesquisas foram muito importantes para a construção da dissertação.
    Gostaria de ter seu email, para enviar detalhes do trabalho e discutirmos melhor a possibilidade.
    Aguardo resposta assim que for possível.
    Obrigada.

  5. Irei com todo prazer, temos que ver apenas datas e logística. Me mande um email em renata.clferreira[at]sp.senac.br e a gente conversa melhor, ok?

  6. Pingback: É mais atualizado, é novo, é game, é MS E GAMES! «

  7. Olá, estou tentando entrar em contato com você já tem alguns dias. Ainda ministra oficinas de roteiro? me passe o email que você usa para que eu possa entrar em contato.

  8. Boa tarde Dra. estou no ulitmo ano do curso de Rádio, tv e vídeo pela FMU – SP, e para o meu trabalho de conclusão decidi falar sobre jogos de video game adaptados para o cinema, como a lista é “pequena” porém extensa para se abordar um por um por, escolhemos tres franquias que considero importantes, Mortal Kombat, Resident Evil e Tomb Raider, confesso que estava tendo muito problema para redigir e não estava conseguindo achar alguém que pudesse me oferecer material para elaborar um bom trabalho, até que encontrei o seu artigo A poetica dos tempos mortos, depois seu blog e seu trabalho, quero agradecer pelo seu trabalho e que você acabou de ganhar mais um fã, creio que assim como a Sra, eu divido minha paixão entre cinema e videogame, é um prazer conhecer pessoas assim, parabéns pelo seu trabalho, espero extrair o máximo que posso de suas publicações, obrigado!

    • Que bom que você gostou, espero que sejam úteis e que você siga adiante na pesquisa. Precisando de ajuda, dê um alô, é sempre um prazer dialogar com quem se “degenera” pro mundo dos games.
      Obrigada por sua atenção e gentileza 🙂

  9. olá ótima noite
    prefiro receber os arquivos nos aplicativos comuns p mim fica mais fácil entender e manusear
    obrigadooooo!!!!!!!!!!!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s